Antes de Comprar

A compra de um imóvel deve seguir certas regras, principalmente no que se refere à documentação, portanto, é sempre recomendável que se faça a compra através da intermediação de uma Imobiliária ou de um Corretor credenciado, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis CRECI. Sendo assim, a possibilidade de cometer erros estará descartada.
Permitindo que a negociação seja segura. Numa transação que envolve você e o vendedor exclusivamente, é sempre recomendável a contratação de um profissional da área para analisar a documentação, e acompanhar o processo da venda.

Um consultor imobiliário ou um advogado especialista em "Direito Imobiliário" são os profissionais mais indicados para lhe acompanhar com segurança na compra de um imóvel.
Nunca economize recursos com a segurança da transação na hora de adquirir seu imóvel, ou seja, não abra mão de quaisquer informações ou certidões negativas que lhe dêem garantias quanto à regularidade do negócio.

Embora de vital importância, a documentação não é o único fator a ser considerado num negócio imobiliário!! Na aquisição por revenda, imóvel adquirido de terceiros, considere o estado de conservação, a possibilidade de haver infiltrações, a disposição dos quartos em relação ao sol. Os imóveis que têm os quartos voltados para o nascente são mais valorizados.

Observe a existência de débitos de consumo de água, luz, taxas de IPTU e condomínio, pois estes débitos após a transferência da propriedade passarão a ser de sua responsabilidade.
Outro fator muito importante de ser observado, é quando o imóvel está ocupado por inquilino, com ou sem contrato por tempo indeterminado.
Procure saber quais as suas exigências para a desocupação, prazos etc.

Verifique se existem muitas ofertas de imóveis nas proximidades, pois esse excesso de oferta pode significar possíveis desvalorizações na área, além da insatisfação dos proprietários por algum fenômeno que você deve identificar antes de comprar.

Informe-se sobre o nível social da vizinhança, se é compatível ou não.

Analise a infra-estrutura do local, tais como: transportes coletivos, Bancos, supermercados, Shopping Center, escolas, hospitais, telefone, asfalto, internet e tv a cabo, etc...
Espero ter elucidado suas dúvidas, quanto a compra de um imóvel

Marcos Pinto – Corretor de Imóveis (desde 1969)
Diretor Presidente: Procasa Empresa Imobiliária Ltda.
Contrate nosso serviço de: Consultoria e Assessoria